Série: Brazilian chocolate truffles - Parte III

0 Comments
Trazemos uma série de três reportagens para contar um pouco da história do doce mais popular do Brasil: O Brigadeiro.
Conhecido lá fora como Brazilian chocolate truffles, ele é sem dúvida o queridinho da maioria dos Brasileiros de todas as idades.




“O Livro do Brigadeiro” traz histórias e receitas do docinho preferido do Brasil

Brigadeiro é bom e todo mundo gosta. Mas quem diria que uma pessoa largaria sua profissão para dedicar-se exclusivamente ao docinho? Foi exatamente isso que a jornalista Juliana Motter fez ao criar, em São Paulo, um ateliê de brigadeiros gourmet: o Maria Brigadeiro. Não satisfeita, ela ainda escreveu O Livro do Brigadeiro, deixando os leitores com água na boca.

No livro, Juliana defende seu docinho preferido e não aceita a ideia de que trufas e macarons sejam tratados com mais carinho do que a mais popular sobremesa nacional. Como especialista que se tornou, ela alerta: brigadeiro bom é aquele feito com cuidado e com os ingredientes certos. Nada de usar granulado para enfeitar! Granulados são confeitos com sabor chocolate, ou seja, não são chocolate de verdade. Assim, não adianta nada usar os melhores ingredientes do mundo para fazer a receita e depois enfeitá-los com algo artificial. O melhor é usar raspas daquele seu chocolate preferido.

Além de contar histórias e curiosidades sobre o doce, Juliana ensina diversas receitas aprimoradas em seu livro. A receita de brigadeiro original ela aprendeu com a avó. Sabia que nela vão gemas de ovos? A autora ensina que a gema possui gordura, o que garante textura cremosa e dá firmeza à massa, chegando ao ponto mais rápido.


Brigadeiro clássico caseiro

Ingredientes

1 lata de leite condensado
3 gemas de ovo caipira
1 colher (sopa) de manteiga extra
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Raspas de um bom chocolate para confeitar

Modo de preparo

Coloque água para ferver em uma panela e cozinhe ali uma lata (fechada) de leite condensado por 30 minutos. Espere esfriar um pouco (o conteúdo fica quentíssimo), abra a lata e despeje seu conteúdo em outra panela, com as gemas, a manteiga e o chocolate em pó. Misture bem, leve ao fogo e mexa sem parar até formar uma bola (sim, minha avó escreveu “bola”). Quando estiver frio, faça bolinhas com essa massa, passando-as, em seguida, em raspas de chocolate.





You may also like