Intercâmbio cultural: Guardando um pedaço da Alemanha no Brasil

0 Comments

De uma maneira diferente, o Projeto Território do Brincar apresenta ao público a cultura Brasileira, nossa mistura de raças, costumes e adaptações, através do olhar infantil. Neste episódios eles visitam a região Pomerana do Estado do Espírito Santo, e esta é uma região colonizada por descendentes de alemães que mantêm viva a cultura que trouxeram, a língua e os costumes que particamente desapareceram na Alemanha. Divirta-se conhecendo um pouquinho desta parte do Brasil! 


Apanhado geral de imagens do Projeto Território do Brincar na primeira região visitada por eles. Desde as primeiras reuniões até a finalização com uma exposição de brinquedos de crianças pomeranas.



Sobre o Projeto Território do Brincar


O projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.

Em cada encontro surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro.

O trabalho do Território do Brincar se amplia ainda mais pela parceria firmada com o Instituto Alana, que é o correalizador do projeto, pelas escolas que acreditam no valor dessa pesquisa e são nossas parceiras, pelo apoio da Aliança pela Infância e outras pessoas e organizações que muito enriquecem essa história.

Este intenso trabalho de pesquisa foi sistematizado, dando origem a diversas produções culturais: um filme de longa metragem, dois livros e duas séries infantis para TV, filmes de curta metragem, artigos,  além de uma exposição itinerante que, entre 2014 e 2015, percorreu o Brasil para levar um pouquinho do Território do Brincar para escolas, festivais, praças, etc.

Dando continuidade a essa pesquisa, a equipe do Projeto seguirá rumo a terras distantes, além das fronteiras nacionais, e continuará produzindo materiais que tragam a infância de todos nós para dentro de escolas, instituições e famílias.

Fonte: http://territoriodobrincar.com.br/



You may also like